Por Ana Paula Franco
Essa é uma notícia que a maioria das pessoas espera: depois de exatos 405 dias após a recomendação para o uso de máscaras, pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 não precisam usar a proteção facial em ambientes abertos e na maior parte dos ambientes fechados.
De acordo com decisão do U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC) divulgada nesta quinta-feira (13), a partir de agora, pessoas que já tenham tomado todas as doses da vacina também não precisam mais manter o distanciamento social.
Ainda é preciso usar máscara em aviões, trens, ônibus e hospitais. A nova diretriz só não vale quando há alguma regra específica dizendo o contrário (por exemplo, uma lei estadual diferente ou uma norma do local de trabalho). Supermercados, lojas, shoppings centers e outros estabelecimentos comerciais ainda podem exigir o uso de máscaras.
“Hoje é um grande dia”, disse Joe Biden, sem usar máscara, nos jardins da Casa Branca. O médico Anthony Fauci, diretor do National Institute of Infectious Diseases, disse que o anúncio não significa que a epidemia acabou, mas nos Estados Unidos a vida começa a voltar ao normal.
De acordo com a CNN, cerca de 154 milhões de pessoas haviam recebido pelo menos uma dose da vacina covid-19, mas apenas cerca de um terço da população, ou 117,6 milhões de pessoas, tiveram a imunização plena (com duas doses ou com dose única, dependendo do tipo de vacina).