Um estudo feito pelo site de análises financeiras SmartAsset analisou a renda anual das famílias enquadradas na classe média de 100 grandes cidades americanas. O cálculo foi feito com base em dados do Census Bureau e do instituto Pew Research Center, e soma todos os ganhos dos moradores de uma casa. A disparidade entre as classes médias dos Estados Unidos é enorme, conforme indica o estudo. Em Cleverland, Ohio, por exemplo, o ganho mínimo familiar para estar na classe média é $23 mil por ano; enquanto em Freemont, na Califórnia, é a partir de $104 mil.
Na Flórida, de um modo geral, a renda anual da classe média é $ 63.062; sendo que a classe média baixa está na faixa de $ 42.252 por ano, e a média-alta $126.124 por ano. Quando o recorte é feito por cidade, o valor muda, levando em consideração o perfil econômico da região. Em Miami, por exemplo, a faixa de renda fica entre $32 mil e $96 mil por ano; em Orlando entre $36 mil e $108 mil; e em Tampa entre $42 mil e $126 mil dólares.
Os números colocam as maiores cidades do Sunshine State no ranking das menos abastadas do país. O último Censo dos Estados Unidos classifica como pobre uma família de dois adultos e duas crianças que a renda familiar não ultrapassa $ 26 mil por ano. Cerca de 12% da população dos EUA se enquadra nessa categoria por ano, o que os coloca abaixo da linha de pobreza nacional, definida por uma renda de $25.470 para uma família de quatro pessoas.
O estudo completo da SmartAsset pode ser acessado aqui