Uma nova pesquisa da Ipsos/Reuters, divulgada na terça-feira (16), aponta um empate técnico entre o ex-presidente Donald Trump e o atual presidente Joe Biden na disputa pela Casa Branca, com Trump alcançando 43% das intenções de voto contra 41% de Biden, dentro da margem de erro de três pontos percentuais.
O estudo entrevistou 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados, entre 14 e 16 de julho, representando o primeiro levantamento após um recente atentado contra Trump. Apesar do grave incidente, os números sugerem que não houve mudanças significativas nas intenções de voto, com Trump oscilando dois pontos para cima e Biden um ponto, ambos dentro da margem de erro.
A pesquisa também revelou um profundo sentimento de inquietude entre os eleitores americanos em relação à estabilidade política do país. Segundo o levantamento, 84% dos eleitores expressaram preocupação com atos de violência que podem seguir as eleições.
Além disso, outras pesquisas realizadas após o atentado indicam uma ligeira vantagem para Trump. A pesquisa da Morning Consult mostra Trump com 46% contra 45% de Biden, enquanto a 3W Insights, encomendada pelo Partido Democrata, dá a Trump uma vantagem de 47% a 43%. Uma média recente do “The New York Times” coloca Trump com 47% das intenções de voto contra 45% para Biden.