Uma pesquisa conduzida pela rede de TV CNN e divulgada na terça-feira (1) – dia em que eleitores de diversos Estados votaram nas eleições primárias dos partidos Democrata e Republicano, chamado de Super Tuesday – mostra Hillary Clinton bem à frente de Donald Trump nas intenções de voto para presidente do eleitorado americano.
Trump, candidato republicano à presidência do país, seria derrotado Hillary Clinton se a corrida pela Casa Branca fosse hoje.
A ex-secretária de Estado superaria Trump com 52% dos votos dos eleitores, contra 44% do magnata nova-iorquino, conforme a pesquisa da emissora americana.
Caso o candidato do Partido Democrata fosse Bernie Sanders, Trump seria derrotado com uma margem ainda maior de votos. Sanders, aponta a CNN, teria o apoio de 55% dos entrevistados, que disseram que votariam no senador por Vermont, enquanto 43% afirmaram preferir Trump.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Foram entrevistados 1.001 adultos de todo o país por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais.
A mesma pesquisa revela que Clinton teria um caminho bem mais difícil caso Marco Rubio ou Ted Cruz fossem os candidatos republicanos. A ex-chanceler venceria Rubio por apenas três pontos percentuais. Já Cruz seria batido por apenas um ponto.
Por outro lado, Trump é o candidato melhor avaliado pelos entrevistados para lidar com temas como economia, terrorismo e imigração, enquanto Hillary seria a escolhida dos eleitores para enfrentar assuntos como saúde, tensões raciais e política externa.