Grande parte dos apoiadores do candidato republicano à presidência, Donald Trump, acredita que imigrantes em Springfield, Ohio, estão se alimentando de gatos e cachorros, conforme disse o presidente em debate com Kamala Harris no dia 10 de setembro. A fake news já foi desmentida pelas autoridades locais, que disseram que o caso de uma mulher acusada de maus tratos a animais, que nem é imigrante, ganhou repercussão e foi transformado em uma grande teoria da conspiração.
Pesquisa do YouGov feita depois do debate mostra que 22% dos eleitores de Trump acreditam que a notícia seja “verdade, com certeza”; outros 30% disseram que “provavelmente seja verdade” e outros 24% disseram que não estão certos sobre a história. A pesquisa foi conduzida entre os dias 11 e 12 de setembro com 1.120 adultos. Para 81% os eleitores de Kamala, as alegações de Trump são falsas.
No primeiro – e provavelmente único debate – entre Trump e Kamala, o republicano foi categórico em afirmar: “Em Springfield, eles estão comendo cães e gatos. Estão comendo os pets dos moradores”, disse. Ele foi desmentido no ar pelo apresentador David Muir, mas a história continuou sendo propagada.
O governador de Ohio, Mike DeWine, do mesmo partido de Trump, está preocupado com o grande número de imigrantes haitianos na cidade, mas nega as alegações do aliado. “Existe muito lixo na internet, que simplesmente não é verdade. Não há nenhuma evidência para tais alegações”.