Com a morte do ator americano Leonard Nimoy, na sexta-feira (27), aos 83 anos, os fãs do personagem mais famoso vivido pelo intérprete, o Mr. Spock, resolveram homenagear o ator de forma bastante original. Isso porque o Canadian Design Resource promoveu uma ação que consiste em transformar o retrato do sétimo primeiro-ministro do Canadá, Sir Wilfrid Laurier, da nota de cinco dólares canadenses, no personagem icônico de Nimoy, desenhando algumas sobrancelhas, orelhas e cabelo novo.
Segundo o site da CBC News, o Banco do Canadá aprovou a ação, apesar de ser considerado ilegal desconfigurar a moeda de um país. Josianne Menard, porta-voz do banco, afirmou na segunda (2) que cédulas rasuradas podem não circular por tanto tempo e correm o risco de serem rejeitadas por varejistas.
Obama lamentou morte
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, divulgou um comunicado demonstrando o pesar pelo falecimento de Nimoy, vítima de uma doença obstrutiva pulmonar crônica.
“Muito antes do ‘estilo nerd’ ser considerado legal, lá estava Leonard Nimoy. Ele foi um amante da arte e das artes humanas, um apoiador das ciências, generoso com o talento e com o tempo dele. E, claro, Leonard foi Spock. Tranquilo, lógico, orelhas grandes e altamente perspicaz”, escreveu Obama.”Em 2007, tive chance de conhecer Leonard pessoalmente. Era lógico cumprimentá-lo com a saudação vulcana, o sinal universal para ‘vida longa e próspera’. E depois de 83 anos neste planeta – e em visita a muitos outros – está claro que ele cumpriu o lema.”
Nimoy havia anunciado que tinha problemas pulmonares no começo de 2014, tendo dito que a doença estava relacionada ao tabagismo, uma vez que foi fumante compulsivo durante décadas. O ator havia deixado o vício há cerca de 30 anos.