Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.
Caroline Dreyfus Esq, advogada com escritório em Miami (FL), telefone (305) 594-7696
Tenho 30 anos e moro na Flórida faz três meses. Entrei como turista, minha mãe que é cidadã vai aplicar para me legalizar, melhor fazer o I-130 junto com o I-485 ou somente o I-130? Terei algum problema caso eu seja parado pela imigração enquanto aguardo o processo?
Caroline – Como você já tem mais de 21 anos de idade, no momento, sua mãe só pode fazer o I130. Você vai precisar esperar alguns anos antes de poder aplicar para a residência com o I485. Enquanto seu processo está pendente com a imigração, você não está protegido contra deportação.
Moro nos Estados Unidos com visto vencido e minha filha casou-se com um americano, tornou uma cidadã, ela pode pedir o perdão para os pais e seu irmão menor que moram nos Estados Unidos?
Caroline – A sua filha pode dar residência para os pais dela. Não é preciso perdão. Porém, o pedido do irmão demoraria anos. Seria mais rápido ela pedir os pais e os pais pedirem residência ao filho menor de idade.
É possível alterar o status de um imigrante que deixou passar os 6 meses de visto de turista, aplicando para visto de estudante, ou como acompanhante de alguém que possui o visto de estudante?
Caroline – Infelizmente, não é possível mudar de status para estudante uma vez que sua estadia venceu.
Estou em Miami há sete meses fazendo um treinamento remunerado com o visto j1. Tenho social security e driver license. Sei que isso é o suficiente para trabalhar no Uber e/ou Lyft. Estou pensando em fazer um dinheiro extra no meu tempo livre. Vocês sabem me informar se isso pode atrapalhar na minha entrada no país caso eu saia e volte?
Caroline – Com o visto J1, você só pode trabalhar com o seu sponsor. Se você trabalhar para qualquer outra empresa, você pode ter problemas com a imigração.
Gostaria de informações se é possível conseguir cidadania sendo neto de americano? O problema é que meu avô já é falecido.
Caroline – E possível conseguir a cidadania através do seu avô, mesmo póstumo. Para conseguir a cidadania através de seus pais ou avós, você precisa se qualificar em certos requisitos. Um deles, seria provar a cidadania do seu avô e que ele morou nos Estados Unidos. Eu recomendo você entrar em contato com um advogado para saber se você é candidato para os requisitos.
Já estive nos Estados Unidos por três vezes. A primeira vez por oito dias, a segunda por cinco meses e agora já estou aqui a exatamente 5 meses e 20 dias. Namoro um cubano há um ano e vamos nos casar no próximo mês, mas já estarei fora de status. Ele ainda não é cidadão americano, tem apenas o green card tipo CU6. Uma pessoa me disse que como ele é cubano eu tenho que esperar completar um ano a partir da data que eu entrei no país para aplicar para o green card. Daí eu entraria com o pedindo de asilo como ele. Essa informação está correta? Corro algum risco de ser deportada antes de receber o green card?
Caroline – Sim, uma pessoa casada com um cubano pode aplicar para a residência depois de estar nos Estados Unidos por um ano e um dia. Sempre há riscos, mas no seu caso, serão reduzidos a partir do momento em que você entra em um matrimônio.