DA REDAÇÃO – Depois de idas e vindas, o Brexit é uma realidade. Na sua sede, em Bruxelas, o Parlamento Europeu finalmente aprovou o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A formalização aconteceu depois da votação, que registrou 621 votos a favor do pedido, 49 contra e 13 abstenções.
O Brexit foi aprovado em um referendo, há três anos e meio, por 52% dos eleitores do Reino Unido. No entanto, o que as urnas mostraram naquele junho de 2016 foi apenas uma das primeiras etapas de um processo marcado por sucessivas rejeições do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico. A vitória do conservador Boris Johnson nas eleições de dezembro de 2019 pavimentou a saída da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte do bloco europeu.
Neste sábado começa o período de transição, que vai até 31 de dezembro de 2020, período no qual as duas partes negociarão o que vem pela frente e como fica a relação. A União Europeia, com este primeiro abandono da história do bloco, tem agora 27 Estados-Membros, e o Reino Unido passa a ser um “país terceiro” para a UE.