Histórico

Parlamentares unidos pela proteção ao consumidor

Senado dos EUA aprontam acordo para regular relação entre bancos e clientes

Apesar das diferenças de opinião na área de saúde, democratas e republicanos estão afinados quando o assunto é a economia americana. Por isso, senadores dos dois partidos empenham-se na reforma da regulação financeira, cujo principal foco é a proteção ao consumidor. As novas regras, se realmente aprovadas, vão influenciar o relacionamento entre clientes e instituições financeiras, especialmente no tocante a empréstimos a pessoas físicas.

A iniciativa é dos senadores Christopher Dodd (democrata) e Bob Corker (republicano). A Câmara dos Representantes também já debateu esta questão e um projeto de lei com mudanças no mercado financeiro aguarda a versão do Senado para ser encaminhado ao presidente Barack Obama.

Presidente do comitê bancário na Câmara Alta, Dodd defende há tempos uma atuação mais efetiva do Banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve) no controle das concessões de hipotecas e outros produtos financeiros. Já Obama defende a criação de uma Agência de Proteção ao Consumidor Financeiro, que iria escrever e fazer cumprir as leis para qualquer produto financeiro, de hipotecas a cartões de crédito. Para os republicanos, porém, a idéia do presidente congelaria o acesso ao crédito e criaria burocracia para a população.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo