Histórico

Para ONU, Brasil é o país mais desigual da América Latina

Pesquisa mostra que os 10% mais ricos concentram mais da metade da renda

O Brasil é mesmo um país de contrastes. De acordo com a ONU, a nação é a mais desigual da América Latina, já que os 10% mais ricos concentram mais da metade (50,6%) da renda e os 10% mais pobres ficam com apenas 0,8% da riqueza. Os dados fazem parte de um estudo divulgado pelo Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas.

O documento assevera que o problema da má distribuição de renda afeta o continente como um todo, tanto que o país com menor desigualdade de renda na América Latina é mais desigual do que qualquer país do Leste Europeu. Outras nações com grande desigualdade são o México, a Argentina e a Venezuela. Os países menos desiguais da região são Nicarágua, Panamá e Paraguai. Mesmo assim, nos três, a disparidade entre ricos e pobres continuam abismais, já que os 10% mais ricos consomem mais de 40% dos recursos.

Também segundo este relatório, a urbanização não contribuiu para diminuir a pobreza na América Latina, já que o número de pessoas na miséria aumentou muito nas últimas décadas. Em 1970, havia 41 milhões de pobres nas cidades da região, 25% da população da época. Em 2007, os pobres em áreas urbanas eram 127 milhões, 29% da população urbana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version