DA REDAÇÃO, COM BLOOMBERG – Uma panificadora de origem suíça baseada em Chicago perdeu 800 funcionários depois que a Imigração questionou a falta de documentação dessas pessoas para trabalhar. Cerca de 35% dos funcionários da Cloverhill Bakery – que fabrica pães de hambúrgueres e cachorro quente para grandes redes, como McDonald’s – tiveram que ser substituídos. Segundo a empresa, a agência que contratava os funcionários foi auditada no início deste ano e os funcionários tiveram que ser dispensados.
“Está sendo muito difícil essa substituição, é como se estivéssemos aberto uma nova fábrica, com novos funcionários”, disse o executivo da empresa, Kevin Toland. “São muitos desafios que não estávamos esperando”.
Essa é uma das maiores batidas da Imigração em uma empresa europeia, desde que Donald Trump assumiu o governo. A empresa afirma que está sendo complicado contratar funcionários com os salários exigidos pelo governo e que, provavelmente, o custo dos produtos vai aumentar. E alega que não tinha conhecimento de que os funcionários não tinham permissão legal para trabalhar nos EUA, já que eram contratados via agência.
A empresa alega que perdeu excelentes funcionários, com muito conhecimento em panificação.