Pouco a pouco o futebol vem retornando aos campos de todo mundo. Na Coreia do Sul, a retomada teve a marca verde-amarela, pois o o autor do primeiro gol após a retomada foi Junior Negão, atleta do Ulsan Hyundai.
Além do país asiático, outros países decidiram manter seus calendários futebolísticos inalterados, como foi o caso de Belarus, Ilhas Faröe, Taiwan, Turcomenistão, Nicarágua — cujo campeonato já terminou, com o Real Estelí conquistando no sábado, 9 de maio, o título do Torneio Clausura do Campeonato Nicaraguense ao derrotar o Managua por 3 a 1, fora de casa, na segunda partida da decisão, com direito à celebração do ditador nicaraguense Daniel Ortega.
Alguns países decidiram encerrar a temporada, como foi o caso da Argentina, com a Copa da Argentina e Copa da Superliga sem campeões, enquanto o Paris Saint-Germain foi declarado campeão da Ligue 1 (decisão controversa dos dirigentes franceses) e na Holanda foi decidido que o Campeonato Nacional e a Copa da Holanda ficariam sem campeões.
Dentre as ligas mais representativas, o retorno da Bundesliga pode ser considerado emblemático. A Alemanha voltou a disputar partidas oficiais em meados de maio, seguida por Turquia, Hungria, República Tcheca, Dinamarca, Polônia e Portugal, no início de junho, além do Burundi no continente africano.
Em termos esportivos, pouca surpresa. O Bayern de Munique praticamente garantiu seu nono título consecutivo do Campeonato Alemão e se garantiu na final da Copa da Alemanha ao bater o Eintracht Frankfurt por 1 a 0, gol de Lewandowski, na quarta-feira (10). O atacante polonês do Bayern de Munique deve inclusive ficar com o título de Chuteira de Ouro da temporada. No Campeonato Português, a briga pelo título se resume à Benfica e Porto, com liderança momentânea do clube azul e branco sobre os encarnados da capital portuguesa.
Outros campeonatos retornando
Na sexta-feira (12), serão disputadas as semifinais da Copa da Itália, que reúne Juventus e Milan em uma chave e Internazionale de Milão e Napoli na outra. Os dirigentes italianos decidiram alterar as regras. Ou seja, em caso de empate, as decisões irão direto para a série de penalidades máximas.
Além de Itália, os clubes espanhóis retornaram aos gramados depois de três meses de inatividade. A volta do futebol na Espanha foi marcada pela vitória do Rayo Vallecano por 1 a 0 contra o Albacete, em jogo válido pela segunda divisão do Campeonato Espanhol. A partida foi repleta de fatos curiosos – como a disputa apenas dos 45 minutos finais – e foi considerada pela imprensa espanhola como “a mais longa da história do país”.
No dia 15 de dezembro de 2019, as duas equipes se enfrentavam no estádio de Vallecas, quando os torcedores locais começaram a ofender o atleta Zozulia, do Albacete, com gritos de “nazista”. O jogo foi interrompido no intervalo, e, nesta quarta-feira (10), seis meses depois, somente o segundo tempo foi disputado.
Os grandes clubes da La Liga também voltam aos gramados neste final de semana, com destaque para Mallorca x Barcelona no sábado (13) e Real Madrid x Eibar no domingo (14). Para variar, a briga pelo título está restrita aos dois gigantes com o Barcelona liderando do Campeonato Espanhol com dois pontos de vantagem sobre Los Blancos.
A Premier League, considerada a melhor liga do planeta, também retornará em junho, mais exatamente no dia 19, com direito ao clássico Tottenham x Manchester United. As atrações, porém, estarão voltadas para o jogo entre Everton e Liverpool, no Merseyside Derby. Além de ser o clássico entre as duas equipes da terra dos Beatles, uma vitória dos Reds pode praticamente selar o Campeonato Inglês para o Liverpool. Se confirmar o favoritismo, o Liverpool (um dos maiores vencedores do futebol inglês) conquistará pela primeira vez o título da Premier League. Ou seja, desde que o futebol inglês se transformou em uma liga independente da FA (Football Association) jamais o Liverpool conquistou um título. A façanha dará ao técnico alemão Jurgen Klopp a primazia de ter vencido todos os campeonatos à frente dos Reds, transformando-o em um ícone para os fanáticos da cidade portuária.
E nas Américas?
No continente americano, fortemente atingido pela pandemia do coronavírus, tudo indica que o calendário futebolístico deverá ser retomado em julho. No México, a volta está programada para o dia 24 de julho
Já a Major League Soccer (MLS), liga futebol dos Estados Unidos, será retomada no dia 8 de julho, depois de ser suspensa por quase três meses devido à pandemia de Covid-19, por meio de um torneio sem torcida na Disney World, em Orlando, informou a entidade na quarta-feira (10).
Todos os 26 clubes participarão do que está sendo chamado de “Torneio A MLS Está De Volta”, que acontecerá até o dia 11 de agosto.
O evento, no mesmo formato de uma Copa do Mundo, terá partidas em uma fase de grupos que contarão para a classificação da temporada regular da liga, e o primeiro colocado terá uma vaga na Liga dos Campeões da Concacaf de 2021.
Os clubes chegarão a Orlando a partir de 24 de junho para treinos de pré-temporada, mas têm de estar no ESPN Wide World of Sports Complex com no mínimo sete dias de antecedência de sua partida de estreia.
CBF socorre clubes brasileiros
Corinthians há 90 dias não paga salários a seus jogadores. Sem caixa e sem receita desde a paralisação dos campeonatos em março, clube paulista vive situação dramática. A Luverdense, do Mato Grosso do Sul, ameaça fechar as portas diante da crise – clube disputa Série D e tem em sua galeria título de campeão da Copa Verde. A maioria dos clubes brasileiros reduziu em até 25% salários de jogadores e comissão técnica e demitiu funcionários.
A pandemia do coronavírus continua devastadora no Brasil. Não há perspectivas da retomada do futebol no país ainda em junho e o cenário não se projeta dos melhores para uma eventual volta dos jogos em julho.
Diante desse caos financeiro e crise avassaladora em todos as instâncias do futebol nacional, a CBF anunciou naa segunda-feira (08/6) uma linha de crédito de R$ 100 milhões, a juros zero, aos 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão 2020.
“Os recursos serão concedidos tendo como garantia os valores a receber pelos clubes referentes ao contratos de direitos de transmissão das competições que disputam e prêmios por desempenho nesses campeonatos. Os valores sairão integralmente do caixa da CBF, de forma imediata”, diz a CBF por meio de um comunicado.
E os clubes da Série B “receberão um adiantamento total de cerca de R$ 15 milhões, sobre os valores que tem a receber sobre o contrato de direitos de transmissão com o Grupo Globo“.