Nem mesmo o mais fanático torcedor palmeirense poderia sonhar com um enredo tão dramático como este vivido na noite de quarta-feira (10) que culminou com a classificação do Verdão para as semifinais da Copa Libertadores da América 2022. Esta é a quarta ida às semifinais em cinco anos, e a terceira consecutiva, sendo que nas duas anteriores levantou a taça de campeão da competição de futebol masculino mais importante da América do Sul.
É difícil falar em noite histórica para um time que é o atual bicampeão da Libertadores e empilha recordes na competição. Mas a quarta-feira de 10 de agosto de 2022 já é um daqueles dias especiais na memória do torcedor do Palmeiras, que jogou junto com o time no Allianz Parque, segurou o grito mesmo quando o Verdão teve dois jogadores a menos e viu o time vencer o Atlético-MG por 6 a 5 nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal, para avançar às semifinais da competição continental – o jogo de ida tinha terminado em 2 a 2, no Mineirão. Danilo foi expulso aos 29 do primeiro tempo, Gustavo Scarpa aos 36 do segundo, e mesmo assim o Palmeiras controlou a pressão do Galo.
Nos pênaltis, a cabeça fria dos jogadores e o coração quente da torcida empurraram os seis cobradores que acertaram – Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Piquerez, Rony e Murilo, além de Weverton, que defendeu a cobrança decisiva de Rubens. A luta pelo tricampeonato consecutivo (e tetra no geral) da Libertadores continua e Verdão sabe que pode contar com sua torcida, que registrou um público de 40.433 pessoas no Allianz Parque, que proporcionou uma renda de R$ 4.394.735,85.
Agora, o Palmeiras vai enfrentar o vencedor de Estudiantes x Athletico-PR nas semifinais – o primeiro jogo terminou 0 x 0, e o segundo foi decidido na quinta-feira, na Argentina. Como o jornal fecha mais cedo, infelizmente não sabíamos quem será o próximo adversário. As semis estão marcadas para as semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.
Xô maldição!
O Palmeiras tinha sido derrotado nas últimas cinco decisões por pênaltis que disputou, desde a final do Paulistão de 2020, contra o Corinthians. Depois de decepções consecutivas, porém, o time teve a cabeça fria e não errou uma cobrança sequer das seis que teve. Weverton defendeu a batida de Rubens, Murilo acertou a cobrança decisiva e levou o Verdão a mais uma semifinal, ainda vivo na busca pelo tetracampeonato da América.
Atual campeão brasileiro, o Atlético-MG cai pelo segundo ano consecutivo diante do Palmeiras na Libertadores. Ano passado foi na semifinal, também após dois empates, mas com classificação alviverde pelo gol marcado fora de casa. Já o técnico Cuca sofre o terceiro revés seguido contra o Verdão na competição – além das duas com o Galo, perdeu a final de 2020 pelo Santos, no Maracanã.
Voltando suas atenções para o Brasileirão, onde é o líder, o Palmeiras tem clássico no próximo sábado (13) contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Já o Atlético-MG visita o Coritiba no domingo (14) de manhã, no Couto Pereira. Os dois jogos são válidos pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Flamengo passa sem sustos pelo Corinthians
Bastou uma jogada inspirada de Giorgian de Arrascaeta para o Flamengo carimbar sua passagem às semifinais da Copa Libertadores da América, edição 2022. O craque uruguaio enfiou uma bola de três dedos que ficou fora do alcance dos zagueiros e do goleiro corintianos e sobrou livre para o artilheiro Pedro marcar o gol da vitória de 1 a 0 do Rubro-Negro sobre o Alvinegro paulista na noite de terça-feira (9) no Maracanã lotado.
O jogo de volta das quartas de final da Libertadores entre Flamengo e Corinthians mobilizou as duas maiores torcidas do Brasil, que esgotaram todos os ingressos de maneira antecipada e resultou em quebra de recorde de público de times brasileiros como mandantes na competição continental este ano. Ao todo, 62.802 pagantes (68.418 presentes) foram ao ao estádio e vibraram com a classificação para a semifinal do torneio continental.
O Corinthians lutou muito, buscou o ataque, mas após o gol rubro-negro não esboçou reação e escapou de um placar mais dilatado por conta de Cássio, principalmente depois da expulsão de Bruno Méndez. O Flamengo, regido pelo craque Arrascaeta, finalizou 10 vezes, mas desperdiçou muitas chances.
Os times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. O Corinthians faz o dérbi com o Palmeiras no sábado (13), na Neo Química Arena. Jogo decisivo para as aspirações do Timão no Brasileirão. Um dia depois, o Flamengo recebe o Athletico no Maracanã.
Adversário do Flamengo
O Vélez Sarsfield será o adversário do Flamengo na semifinal da Libertadores. A equipe argentina derrotou o Talleres por 1 a 0 fora de casa na quarta-feira e confirmou a classificação para a próxima fase do torneio. O gol que decretou a vaga foi marcado pelo atacante Julián Fernández, aos 33 minutos do segundo tempo.
Julián Fernández voltou a brilhar na Libertadores. Foi dele o gol da vitória no jogo de ida por 3 a 2, após o Talleres buscar o empate em 2 a 2. Desta vez, ele entrou novamente no segundo tempo e aproveitou ótimo passe de Janson para driblar o goleiro e selar a classificação do Vélez.
Parada dura para o Rubro-Negro carioca que joga a primeira partida na casa do adversário e recebe o Vélez Sarsfield no jogo de volta.
As partidas serão disputadas nas semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.
Dragão estufa o peito e elimina Nacional do Uruguai
O Atlético-GO está na semifinal da Copa Sul-Americana. Pela primeira vez, o clube goiano chega entre os quatro melhores da competição. Na noite da terça-feira (9), em Goiânia, o Dragão não tomou conhecimento do Nacional-URU, venceu por 3 a 0 com grande atuação e despachou o time do astro uruguaio Luis Suárez, que entrou no segundo tempo, mas foi presa fácil no estádio Serra Dourada. Luiz Fernando, duas vezes, e Baralhas marcaram os gols rubro-negros, todos eles com assistência de Churín.
Na semifinal, o Atlético-GO vai enfrentar o São Paulo e Ceará, que eliminou o Ceará no Castelão, após disputad de pênaltis.
O Atlético-GO volta a campo no sábado (9), quando visita o Botafogo pela 22ª rodada do Brasileirão. O jogo será no estádio Nilton Santos. Na competição, o Dragão ocupa a 19ª posição, com 20 pontos, e luta para sair da zona de rebaixamento.
O Dragão ainda tem outra decisão na quarta-feira (17) quando enfrenta o Corinthians, em São Paulo, pelo jogo de volta das quarta de finais da Copa do Brasil. O time goiano tem a vantagem de 2 gols sobre o rival paulista.
Classificação no sufoco
O São Paulo está na semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite da quarta-feira (10), no Castelão lotado (53.582 torcedores), em Fortaleza, o Tricolor venceu o Ceará por 4 a 3 na disputa por pênaltis depois de perder por 2 a 1 no tempo normal – no jogo de ida, no Morumbi, os paulistas venceram por 1 a 0. No jogo de volta, o Vozão saiu na frente com Mendoza. A equipe de Ceni empatou com Igor Vinicius, mas vacilou e levou o segundo, de Castilho.
O placar agregado de 2 a 2 levou a decisão para as penalidades, e o melhor desempenho dos batedores do time paulista deu a vaga ao Tricolor na semifinal. O sonho do bicampeonato do torneio, dez anos depois, segue vivo no Morumbi.
Na disputa, pelo Ceará, Victor Luis, Matheus Peixoto e Erick marcaram, enquanto Castilho, Vina e Fernando Sobral erraram. Pelo São Paulo, Calleri, Luciano, Diego Costa e Patrick marcaram. Igor Vinicius e Igor Gomes erraram.
Na semifinal, o São Paulo vai enfrentar o Atlético-GO, que eliminou o Nacional, do Uruguai, na última terça-feira. As datas previstas são nas semanas dos dias 31 de agosto e 7 de setembro.
Pelo Campeonato Brasileiro, São Paulo e Ceará voltam a campo no domingo. O Tricolor recebe o Bragantino, às 16h, no Morumbi. E o Vozão faz o clássico contra o Fortaleza, no mesmo horário, no Castelão.
Do outro lado da chave da Copa Sul-Americana, o Independiente del Valle do Equador se classificou para as semifinais após duas vitórias (1 a 0 e 4 a 1) sobre o Deportivo Táchira da Venezuela. Seu adversário foi definido na noite de quinta-feira (11). O Internacional empatou em 0 a 0 com o Melgar do Peru e decidiu a classificação em Porto Alegre.
Santos anuncia retorno de Soteldo
Soteldo está de volta ao Santos. O Peixe anunciou na quinta-feira (11) a contratação do atacante venezuelano, vice-campeão da Libertadores de 2020 pelo clube.
O jogador estava no Tigres, do México. Ele retorna à Vila Belmiro por empréstimo até julho de 2023, com cláusula que dá opção de compra e estabelece valor para a aquisição. Segundo o presidente do Santos, Andres Rueda, o empréstimo foi sem custos.
Para acertar com Soteldo, o departamento de futebol contou com o enxugamento da folha salarial: acertou a rescisão de Ricardo Goulart, hoje no Bahia, e vendeu Léo Baptistão ao Almería, da Espanha.
Soteldo é o terceiro reforço para o técnico Lisca nesta janela de transferências. Recentemente, o Santos assinou com o lateral-direito Nathan, ex-Boavista, de Portugal, até o fim da temporada 2026, e concluiu o empréstimo de Luan, do Corinthians, até o fim da disputa do Brasileirão deste ano. Os dois foram apresentados na quarta (10). Pelo Santos, Soteldo disputou 105 partidas e marcou 20 gols.
Isaquias Queiroz conquista ouro e prata no Canadá
Isaquias Queiroz conquistou no sábado (6) a medalha de ouro na prova do C1 500m durante o Mundial de canoagem e paracanoagem realizado em Halifax, no Canadá. O campeão olímpico atropelou os adversários com tempo 1min54s49, dois segundos a frente do segundo colocado, o romeno Catalin Chirila.
Isaquias Queiroz voltou ao pódio na manhã de domingo (7) pelo Campeonato Mundial de Canoagem disputado em Halifax, no Canadá. O canoísta brasileiro conquistou a prata na prova do C1 1.000m e chegou à 14ª medalha em eventos deste porte. Em uma final emocionante, ele conseguiu recuperar nos metros finais e garantir o segundo melhor tempo (4m15s80). Com o ouro ficou o romeno Catalin Chirila (4m14s28); o tcheco Martin Fuksa (4m16s21) levou o bronze.
Um dos maiores nomes do Brasil em Jogos Olímpicos, Isaquias tem um ouro, duas pratas e um bronze juntando as duas edições que participou – Rio 2016 e Tóquio 2020. Em Mundiais, ele soma agora sete ouros e seis bronzes nas sete edições que disputou.