Vice-presidente dos EUA estava em visita ao país; ataque ocorreu em uma praia popular entre os turistas na cidade israelense
Flores em local onde ocorreu o atentado
DA REDAÇÃO (com Reuters) – Um turista americano foi morto a facadas por um palestino na cidade israelense de Tel Aviv. Ao menos outras nove pessoas foram feridas na mesma ação, afirmou a polícia israelense. A poucos quilômetros dali o vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que está em visita a Israel, participava de uma reunião com o ex-presidente de Israel, Shimon Peres.
O ataque ocorreu no calçadão de uma praia em Jaffa, área popular entre os turistas. Segundo o serviço de ambulância que atuou no local, quatro dos atingidos têm ferimentos graves.
“Um terrorista, residente ilegal que veio de algum lugar dos territórios palestinos, veio a Jaffa e começou a correr no calçadão. No caminho ele esfaqueou indiscriminadamente as pessoas”, disse o prefeito de Tel Aviv, Ron Huldai, a uma emissora de rádio. Segundo ele, o agressor foi morto a tiros por um policial.
Outros ataques
Este foi o quarto ataque do tipo ocorrido nesta terça-feira em Israel. Em Jerusalém, um palestino abriu fogo contra um policial israelense em uma rua movimentada, ferindo gravemente outros dois oficiais antes de ser morto a tiros. Uma palestina de 50 anos que tentou esfaquear policiais também foi morta.
Em um subúrbio de Tel Aviv, um palestino entrou em uma loja e esfaqueou um israelense. O homem ferido e o dono da loja dominaram o agressor e o mataram usando a mesma faca.
Desde outubro do ano passado, palestinos mataram 28 israelenses e dois americanos a facadas, tiros ou atropelamentos. As forças israelenses mataram ao menos 177 palestinos, 119 dos quais Israel afirma serem agressores. Muitos outros foram mortos durante protestos violentos.