Ciência e Tecnologia Estados Unidos

País tem aumento no número de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos

Pesquisa indica que o número geral de diagnósticos da doença aumento 1% ao ano entre 2012 e 2021.

Estudo publicado no Cancer Journal for Clinicians aponta aumento 1,4% no número de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos, o dobro do registrado no público acima dessa faixa etária – que foi de 0,7%.  Outra pesquisa publicada em janeiro apresentou que as taxas de incidência de câncer de mama entre mulheres de 20 a 49 anos aumentaram nos últimos 20 anos.

Os números traduzem o que muitos médicos já observam em seus consultórios, comenta Carmen Calfa, oncologista médica do Sylvester Comprehensive Cancer Center da Universidade de Miami e diretora associada do programa comunitário de extensão sobre câncer de mama do Sylvester.

“O aumento alarmante na incidência geral de câncer de mama foi notado e registrado, e vemos isso no consultório todos os dias quando vemos pacientes de todas as idades, mas vemos mais jovens do que antes”, disse Calfa, acrescentando que sua paciente mais jovem com câncer de mama foi diagnosticada aos 20 anos. A médica alerta esse aumento também tem sido observado outros tipos de câncer.

O estudo traz uma boa notícia: a queda de cerca de 44% na taxa geral de mortalidade por câncer de mama no país – o que significa 518 mil mortes a menos no período de 1989 a 2022. O resultado é fruto dos avanços nos tratamentos e na detecção precoce da doença por meio do rastreamento (como a mamografia), que é recomendado para mulheres com risco médio a partir dos 40 anos.

O número geral de diagnósticos da doença aumento 1% ao ano entre 2012 e 2021. Estima-se que neste ano cerca de 311 mil casos de câncer de mama invasivo serão diagnosticados no país afetando uma em cada oito mulheres.

Fatores de risco podem contribuir para o aumento

Segundo a oncologista Carmen Calfa muitos dos fatores de risco para câncer de mama são comuns também a outros tipos de tumores. Estilo de vida, questões ambientais e fatores genéticos podem estar contribuindo para esse aumento de casos entre os mais jovens. Manter um peso saudável, ser fisicamente ativo, beber álcool com moderação ou não beber são algumas das medidas indicadas para prevenir a doença.

Outros fatores que podem aumentar o risco de câncer de mama incluem histórico familiar de câncer, aumento do consumo de álcool, biópsia de uma lesão de alto risco na mama ou presença de uma determinada mutação genética. Manter um peso saudável, ser fisicamente ativo, beber álcool com moderação ou não beber, e se possível, amamentar, são algumas das medidas indicadas para prevenir a doença.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo