Estados Unidos

Organizações de imigrantes se mobilizam para apoiar Kamala Harris nas eleições

Segundo estas organizações, a união é para proteger as famílias e garantir o voto migrante

Com a eleição presidencial se aproximando, grupos de direitos dos imigrantes em todo os USA estão se mobilizando para apoiar a candidatura de Kamala Harris e Tim Walz. A coalizão, que inclui 24 organizações de direitos migratórios, fez um grande anúncio em conferência no final da semana passada, destacando a importância do voto migrante, que cresceu em 3,5 milhões nos últimos quatro anos. Angélica Salas, presidente do FIRM Action, enfatizou que estes grupos não ficarão parados enquanto os imigrantes continuam a ser alvo de ataques políticos. “Estamos mobilizando nossas famílias, amigos e vizinhos para que votem por Kamala Harris,” afirmou.

Com apenas 30 dias até a eleição marcada para 5 de novembro, essas organizações planejam visitar mais de três milhões de eleitores, além de utilizar centros comunitários e redes sociais para fazer campanha. Salas expressou preocupação com as ameaças de Donald Trump, que prometeu uma operação de deportação em massa. “Se ele for eleito, destruirá e separará nossas famílias,” advertiu, lembrando a necessidade urgente de mobilização entre a comunidade migrante.

O discurso de Trump em relação aos imigrantes, que inclui acusações infundadas e uma retórica polêmica, gerou reações de diversos grupos. A presidente da America’s Voice, Vanessa Cárdenas, descreveu as visões de Harris e Trump como radicalmente diferentes, ressaltando que a proposta de Harris valoriza a imigração legal e ordenada, enquanto Trump busca dividir e desinformar. “A visão de Harris reconhece que os imigrantes são uma das maiores forças da América,” disse.

A importância do voto migrante é ainda mais evidente em estados-chave, como Arizona e Nevada, onde os imigrantes representam uma parte significativa da força de trabalho. Laura Martin, da PLAN Action, ressaltou que a eleição de novembro é uma escolha crítica: “É uma escolha entre organizar o futuro ou voltar a um passado de incertezas.” Em Nevada, onde 14% dos eleitores são imigrantes, a nova onda de votos latinos pode ser decisiva.

Christine Newman, da Voces de la Frontera em Wisconsin, destacou a necessidade de mobilizar a comunidade latina, especialmente no setor agrícola. “Imigrantes são os que mantêm este país em funcionamento,” afirmou. Ela também expressou esperança de que Harris se comprometa a promover políticas para aqueles que vivem nos USA há décadas.

Muitos apoiadores de Harris também compartilham experiências dolorosas do governo Trump, que afetou gravemente os direitos dos imigrantes. Adonis Flores, do Michigan United Action, lembrou como a política de deportação de Trump afetou sua família. “Queremos políticas que ajudem nossas famílias, tanto no Oriente Médio quanto aqui,” disse. Gustavo Torres, da CASA in Action, finalizou afirmando que a luta pela sobrevivência da comunidade migrante está em jogo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version