O governador do Texas, Greg Abbott, do Partido Republicano, divulgou com orgulho esta semana os números da “Operation Lone Star” (Operação Estrela Solitária), que já teria apreendido 488.500 imigrantes indocumentados na fronteira do Texas com o México. A operação foi criada em 2021 e já teria prendido 37 mil estrangeiros com histórico de crimes.
Segundo o governador, a operação já ajudou a apreender mais de 450 milhões de doses de fentanyl, além de armas e munições. “Desde o lançamento da Operação Estrela Solitária já apreendemos quase 500 mil imigrantes e isso levou a prisão de mais de 37 mil criminosos. Nosso estado está cumprindo o seu papel e mantendo a linha”, postou Abbott na rede social X.
Além das apreensões, o governo do Texas já mandou 66 mil pessoas em ônibus fretados para cidades governadas por Democratas, tais como: Washington D.C., New York City, Chicago, Philadelphia, Denver e Los Angeles, desde abril de 2022.
“A operação continua a fazer o que o governo Biden não faz, que é garantir a segurança da fronteira. Cada imigrante preso ou apreendido com drogas poderia estar solto em nossas comunidades, se não fosse pelo Texas”, afirma.
Briga judicial por boias
No início de dezembro, o Tribunal de Apelações do 5º Circuito da Louisiana determinou que os 305 metros de barreiras com boias e arame instaladas no Rio Grande terão que ser removidas.
O 5º Circuito argumentou que as boias estão instaladas em uma área rasa de navegação federal. Neste caso, o governo do Texas teria que ter tido uma permissão do U.S. Army Corps antes de instalar as boias, o que não aconteceu. Além disso, a barreira representa uma ameaça à vida do estrangeiro, já que há registros de mortes de indivíduos que tentaram atravessá-la. O governo do Texas solicitou a revisão da decisão.