Histórico

Operação do ICE na Califórnia prende 51 imigrantes

Indocumentados trabalhavam em uma padaria

A polícia de imigração americana (Immigrants and Customs Enforcement – ICE) realizou uma operação na cidade turística de Palm Springs, na Califórnia, e o saldo foi a prisão de 51 indocumentados latino-americanos. O grupo – formado por 31 mulheres e 20 homens, de países como México, Guatemala e Honduras – trabalhava numa padaria da famosa Montalvo Way, a cerca de 100 milhas de Los Angeles.

A ação do ICE foi fruto de quase dois anos de investigações, pois houve denúncias de um esquema de contratação de pessoas sem autorização de trabalho em troca de dinheiro. Segundo apuraram os policiais, cada indocumentado deveria pagar cerca de três mil dólares adiantados para conseguir a vaga de empregado do estabelecimento. “Os empresários que cometem estas fraudes não estão apenas tirando emprego de pessoas que têm autorização de trabalho, mas buscam obter vantagens econômicas extras explorando a mão-de-obra indocumentada”, disse Robert Schoch, agente do ICE e responsável pela operação.

Por isso, os supervisores da padaria podem ser condenados a até seis meses de prisão. Com relação aos indocumentados, 24 deles já foram colocados em liberdade por razões humanitárias e os demais continuam aguardando o processo de deportação para seus países em um centro de detenção de imigrantes, em Lancaster (CA). A situação de dois deles, porém, é mais delicada: eles já tinham antecedentes na polícia e vão responder a processo criminal. Só neste ano fiscal, o ICE já prendeu cerca de 4.700 indocumentados em locais de trabalho em todo o país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo