Um barco lotado de imigrantes naufragou perto de Porto Rico nesta quinta-feira (12). Onze pessoas morreram e outras 31 – 20 homens e 11 mulheres – foram resgatadas.
De acordo com informações da Guarda Costeira, não se sabe exatamente quantas pessoas estavam na embarcação. “Nós trabalhamos para resgatar o maior número de pessoas possível. Foi uma grande operação”, afirma Ricardo Castrodad, da Guarda Costeira.
Pelo menos oito haitianos foram levados para o hospital, mas as autoridades acreditam que no barco havia imigrantes de outras nacionalidades.
A embarcação foi localizada por agentes do Border Patrol, que estavam monitorando a área de helicóptero. “Se não tivéssemos visto esse acidente, pode ser que essas pessoas nunca fossem encontradas. Nós os encontramos a tempo de realizar uma operação de resgate”, informou o Border Patrol.
No sábado, outro barco com 68 imigrantes foi resgatado entre Porto Rico e República Dominicana, uma mulher morreu. “Essas viagens são muito perigosas. Barcos lotados, sem condições de navegação, é muito fácil para tombar”.
No ano fiscal de 2021, 1.527 haitianos, 838 cubanos e 742 pessoas da República Dominicana foram detidos nas águas perto de Porto Rico e US Virgin Islands e da Flórida, de acordo com informações do U.S. Customs and Border Protection (CBP).