Onze cidades ao longo dos EUA anunciaram, na última semana, que vão oferecer assistência jurídica gratuita para imigrantes indocumentados que estão enfrentando processo de deportação. São elas: Atlanta, Georgia; Austin, Texas; Baltimore, Maryland, Chicago, Ilinois; Columbus, Ohio; Dane County, Wisconsin.; Oakland/Alameda County, Califórnia.; Prince George‘s County, Maryland.; Sacramento; San Antonio, Texas; e Santa Ana, Califórnia.
A iniciativa é do Vera Institute of Justice por meio do projeto Safe Cities Network (Rede de Cidades Seguras). O instituto é uma ONG de pesquisa em justiça criminal localizada em New York.
Muitas pessoas que comparecem perante um juiz por um processo de deportação não têm advogado, nem têm sorte de encontrar um profissional de uma clínica de assistência jurídica que está no momento da audiência.
Um estudo do instituto mostrou que quando o projeto foi implementado em NY – o primeiro sistema de defesa pública dos imigrantes que enfrentam a deportação – a taxa de sucesso em processos saltou de 4% para 48%.
Cada cidade vai prover o dinheiro para a defensoria pública desses imigrantes. Por exemplo, em Baltimore as autoridades garantiram $100 mil, já Columbus vai investir $185 mil e Chicago $1.3 milhão.