Histórico

ONU busca aproximação com o grupo Taleban

Primeiro passo é a retirada do nome de líderes da organização de uma lista de terroristas da entidade

Sob protestos de parte dos integrantes do seu Conselho de Segurança, a Organização das Nações Unidas anunciou que está buscando “facilitar o diálogo” com os líderes do maior grupo terrorista do mundo, o Taleban. Para tanto, o principal enviado da entidade ao Afeganistão, Kai Eide, defendeu a retirada dos nomes de líderes da organização criminosa de uma lista de terroristas que a ONU mantém para impedir a entrada destas pessoas em países-membros.

Eide não é o único a pensar dessa forma: O chefe das forças da Otan no Afeganistão, general Stanley McChrystal, e o chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general David Petraeus, também falaram em negociação. O resultado é que cinco oficiais de primeiro escalão do grupo fundamentalista estão fora da lista de sanções, onde figuravam desde 2001.

A resolução do Conselho de Segurança acontece dias antes de uma conferência em Londres na qual 60 países irão traçar uma estratégia para apoiar forças afegãs a manter a segurança no país. Tropas da Otan são esperadas para apoiar o plano do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai. para encontrar insurgentes do Taleban. A ideia, porém, não agradou a todos. Muitos integrantes da ONU disseram, valendo-se do anonimato, que não é prudente negociar com terroristas, que são desprovidos da essência dos valores democráticos e humanísticos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version