Mundo

ONU aprova acordo climático internacional para redução de emissões de gases

Signatários se comprometerão a adotar medidas que podem reduzir a quantidade de poluentes na atmosfera

DA REDAÇÃO – O emblemático acordo climático assinado este ano na capital francesa vai entrar em vigor em 30 dias, depois que foi alcançado o número de países signatários necessário para sua aprovação a ONU.

O acordo entra em vigor depois que os 55 países responsáveis por pelo menos 55% das emissões de gases poluentes o ratificaram. Outrs 62 países já haviam assinado o acordo, mas eles representavam apenas 52% da emissões.

O acordo de Paris compromete países ricos ou pobres a tomarem ações que reduzam o aumento progressivo constatado na temperatura do planeta, e que vem causando derretimento de geleiras, aumentando o nível do mar e e alterando a regularidade das precipitações de chuva e neve. Os signatários têm de apresentar planos nacionais com o objetivo de reduzir as emissões para que a razão de aumento na temperatura fique abaixo de dois graus centígrados.

Mesmo que os objetivos do acordo não sejam legalmente obrigatórios, o tratado requer que os países forneçam relatórios das emissões à ONU. Os países também devem seguir os planos, revisá-los periodicamente e buscar medidas para implementar os objetivos declarados.

A próxima conferência da ONU sobre o assunto será realizada no dia 7 de novembro, em Marrakech, no Marrocos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo