Parecia uma complexa instalação minimalista para visitantes do San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA). Contudo, era só farra de um adolescente. O jovem TJ Khayatan deixou um par de óculos no chão do lugar, durante uma exposição no museu (um dos mais conceituados dos Estados Unidos) na semana passada, para ver o que acontecia. E, então, várias pessoas se aglomeraram para analisar —e até fotografar— a falsa obra de arte, informa o site F5.
Ao site BuzzFeed, o jovem brincalhão contou que ele e seus amigos tiveram a ideia após ver que algumas das peças em exibição no museu eram, digamos, nada surpreendentes. “Nós notamos um urso de pelúcia enrolado num cobertor cinza e nos perguntamos se aquilo impressionaria alguém”, disse.
A “experiência” foi registrada e publicada por Khayatan no Twitter.
As imagens se tornaram virais —já acumulam quase 50 mil retuites.
O jovem, no entanto, afirma que sua brincadeira não deve ser interpretada como uma condenação à arte moderna. “A arte moderna pode ser uma piada às vezes, mas é uma forma de expressar a nossa própria criatividade. Alguns podem interpretar algo como uma piada, enquanto outros podem encontrar um grande significado espiritual naquilo.” Procurado pelo BuzzFeed, o SFMOMA não comentou o caso.