Histórico

Obama tenta retomar caminho para a reforma da imigração

Reunião com os senadores Graham e Schumer (foto) foi adiada, mas Casa Branca garante que projeto bipartidário está na agenda

Com o objetivo de retomar o debate sobre a reforma da imigração no Congresso dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama agendou para esta semana uma reunião com dois senadores – um republicano e um democrata – para traçar a estratégia de um projeto de lei bipartidário que possa acenar com a possibilidade de legalização de mais de dez milhões de indocumentados. O encontro, porém, foi adiado, mas segundo o porta-voz da Casa Branca, Nicholas Shapiro, Obama está “ansioso” para tratar do assunto com os parlamentares Chuck Schumer (democrata de New York) e Lindsey Graham (republicano da Carolina do Sul).

O adiamento aconteceu porque o senador republicano não chegou a Washington DC a tempo da audiência – o voo foi cancelado. O governo, agora, vai escolher uma nova data para que o presidente e os parlamentares possam analisar o documento que já começou a ser redigido. A partir desta reunião, os três definiriam um calendário para que a questão voltasse ao plenário do Congresso. Mesmo com a maioria nas duas Câmaras, os democratas não são capazes de dar continuidade ao debate, até porque alguns integrantes do partido não são favoráveis à legalização.

Depois de ser apontada como uma das propriedades da nova administração, a mudança na lei de imigração perdeu força no ano passado em virtude da crise financeira e da reforma da saúde. Imigrantes e ativistas passaram da frustração inicial pela quebra da promessa de Obama para uma atitude mais ativa: uma manifestação gigante está marcada para o dia 21 de março, em frente à Casa Branca, como forma de protesto pelo suposto descaso do governo. “O compromisso do presidente em relação aos indocumentados permanece o mesmo”, garantiu Shapiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo