O presidente Barack Obama e o presidente do Congresso, o republicano John Boehner (Ohio), se reuniram cerca de uma hora nesta terça-feira (25) na Casa Branca para falar, entre otros temas, de imigração.
Boehner foi convidado por Obama. Foi o primeiro encontro a sós entre os líderes em 14 meses.
Boehner não fez declarações ao final do encontro. Um de seus assessores se limitou a comentar que ele e o presidente concordaram que há muito a se fazer e, portanto, “é importante trabalhar juntos onde possam encontrar pontos em comum”, divulgou a agência Efe.
Em 20 de setembro de 2012, Obama prometeu, durante um encontro com os candidatos organizado pela Universidade de Miami (UM), que a reforma imigratória seria uma prioridade durante seu segundo mandato.
Casa Branca não fez comentários sobre a reunião
A Casa Branca tampouco deu detalhes do que foi falado por Obama e Boehner, mas admiitu terem tratado do tema da imigração.
Obama reiterou que não há razões para não debater a reforma imigratória enquanto alguns republicanos têm dito ser mais provável que o debate se reinicie depois das eleições de novembro, quando os americanos vão renovar a totalidade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado.
A reunião foi realizada no Salão Oval da Casa Branca. Além de imigração, os líderes conversaram sobre a guerra no Afeganistão e a chamada “via rápida” para a aprovação legislativa dos tratados comerciais internacionais.