Histórico

Oásis no deserto

Condado de Pima, no Arizona, vai fornecer água para imigrantes durante travessia

Numa iniciativa alentadora, as autoridades do condado de Pima, no Arizona, aprovoram a concessão de 25 mil dólares anuais para um fundo que tem como objetivo estabelecer e manter estações de água no deserto daquele estado, que faz fronteira com o México. O local é bastante usado por imigrantes que decidem entrar ilegalmente nos Estados Unidos, mas muitos não alcançam o destino, exatamente por desidratação.

A medida foi aprovada por quatro votos favoráveis. A decisão da Junta de Supervisores do condado é no sentido que a verba seja entregue a entidade de apoio a imigrantes que mantêm mais de 90 estações de água no deserto de Sonora, próximo a Tucson. “A iniciativa merece o nosso aplauso”, afirmou Robin Hoover, fundados da organização não-governamental ‘Humane Borders’, que já atua na ajuda aos indocumentados.

No último ano fiscal (de outubro de 2007 a setembro de 2008), mais de 180 pessoas morreram no deserto do Arizona (ver box), mas graças às estações de água instaladas na região o número foi menor do que o mesmo período do ano anterior. A decisão da Junta de Supervisores de Pima não é inédita: em 2001, após a morte de 14 mexicanos durante a travessia, as autoridades concederam verbas para uma ação semelhante.

Mas nem todos ficaram satisfeitos com a medida. Wes Bramhall, um ex-líder de um movimento para controlar o número de imigrantes no Arizona, destacou que a atitude dos supervisores de Pima contraria o que manda a lei federal. Do mesmo modo, Joe Sweeney, candidato a um cargo político naquela região, criticou a decisão e disse que o dinheiro dos contribuintes não deveria ser usado em favor de indocumentados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo