Estados Unidos

USDA inicia investigação interna sobre procedimentos adotados no caso da Boar’s Head

A unidade da empresa na Virgínia teve repetidas violações sanitárias dois anos antes do surto mortal da bactéria

USDA instaura investigação para avaliar processos internos ligados às violações da Boar’s Head (Crédito: USDA photo by Preston Keres. Original public domain image from Flickr)

A unidade da Boar’s Head em Jarratt, na Virgínia, teve repetidas violações sanitárias dois anos antes de sua carne estar relacionada a um surto mortal de listeria, de acordo com relatórios registrados pelos inspetores do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FCIS), meses antes do incidente. Em comunicado à imprensa o senador democrata de Connecticut, Richard Blumenthal disse nesta terça, 15, que a Inspetora Geral do Departamento de Agricultura (USDA), Phyllis Fong, abriu uma investigação sobre os procedimentos adotados pela agência em relação aos relatórios de “não conformidade” na planta.

Blumenthal e a deputada Rosa DeLauro pediram no mês passado ao USDA e ao Departamento de Justiça que reforçassem os protocolos  de prevenção de listeria e considerassem acusações criminais contra a Boar’s Head. Na época o senador encaminhou uma carta ao inspetor geral criticando a supervisão do USDA, dizendo que estava “alarmado” com a forma como a planta da empresa “repetidamente violado os regulamentos federais.” 

A suspeita de contaminação por listeria levou ao recolhimento de mais de 10 milhões de libras de carne e aves, incluindo itens frescos pré-embalados e refeições congeladas de várias marcas populares comercializadas por grandes lojas como Amazon Fresh, Walmart, Costco Trader Joe’s, Target, 7-Eleven, dentre outras. As marcas e rótulos afetados incluem refeições das marcas Fresh Express, Maketside, Little Salad Bar, ReadyMeals, Amazon Kitchen, Taylor Farms, Giant Eagle, H-E-B, Home Chef, RaceTrac, Raley’s, Red’s, Udi’s, Good & Gather, Signature Select, Dole e mais.

 A bactéria listeria causa listeriose, a terceira principal causa de morte por doenças transmitidas por alimentos nos país. Os sintomas podem incluir febre, dores musculares e sintomas gastrointestinais. Em final de julho, quando a Boar’s Head emitiu um recall de fígado e outras carnes prontas para o consumo devido ao risco de contaminação por listeria, ao menos 59 pessoas foram hospitalizadas e 10 morreram em 19 estados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo