Quando amigos se reúnem para discutir quem foram os melhores jogadores e todos os tempos, o nome de Bill Russell sempre é lembrado. Afinal, ele venceu 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP na liga americana e se tornou uma lenda da NBA. Ele agora deixou o mundo e entrou para história ao falecer neste domingo (31) em sua casa. O lendário astro do Boston Celtics morreu aos 88 anos, segundo a notícia foi divulgada no perfil pessoal do ex-jogador na internet. De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com a esposa ao seu lado.
Considerado o maior pivô defensivo já visto no basquete, Bill Russell transformou o Celtics em uma potência que conquistou oito títulos consecutivos de 1959 a 1966. Foram 13 temporadas defendendo a franquia de Boston. Com a seleção americana, ele conquistou uma medalha olímpica em 1956.
Bill Russell está no Hall da Fama desde 1975, mas somente em 2019 aceitou receber a joia que é entregue aos selecionáveis. E se dentro de quadra foi um dos maiores e mais dominantes jogadores da NBA, fora dela foi fundamental na militância. Foi o primeiro jogador afro-americano a atingir o status de superastro na NBA e também o primeiro afro-americano a se tornar técnico na liga.