O Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs se enfrentarão em seu segundo Super Bowl em três anos no domingo (9).
Há muita coisa em jogo: os Chiefs podem se tornar a primeira equipe a vencer três Super Bowls consecutivos, enquanto os Eagles esperam se redimir depois de uma derrota apertada em 2023.
Mesmo os que não são fãs de futebol terão muito o que esperar, desde os comerciais repletos de estrelas até o show do intervalo, encabeçado por Kendrick Lamar, recém-ganhador do Grammy.
Como você pode assistir e no que deve prestar atenção? Aqui está o que você deve saber sobre o Super Bowl 59.
Onde e quando
O Super Bowl 59 terá início às 6:30 pm (horário Leste) no Caesars Superdome, em Nova Orleans, a casa do New Orleans Saints.
A cidade sediou o Super Bowl 47 pela última vez em 2013, quando o Baltimore Ravens venceu o San Francisco 49ers – além de um show de Beyoncé no intervalo e uma breve queda de energia que, juntos, quebraram a internet.
Como assistir
O jogo será transmitido ao vivo pela Fox Sports. Os espectadores também poderão assisti-lo no aplicativo da NFL e na plataforma de streaming Tubi, de propriedade da Fox.
Ele também estará disponível para transmissão pela Fubo, DirecTV, Sling TV, YouTube TV e Hulu + Live TV.
A Telemundo e a Fox Deportes transmitirão o jogo em espanhol, assim como a empresa de transmissão Tico Sports, sediada em Kansas City.
Quem está jogando: o Chiefs
Mais recentemente, eles venceram o 49ers em 2024 e o Eagles em 2023 – o que significa que estão a uma vitória de um histórica tricampeonato na NFL.
“Se vencerem, será algo do tipo Michael Jordan, do Chicago Bulls dos anos 90 – uma história que todos nós vamos relembrar como uma das maiores séries de qualquer esporte de todos os tempos, se eles conseguirem”, diz Becky Sullivan, correspondente esportiva da NPR.
Como explica a estação membro KCUR, o caminho dos Chiefs para esse Super Bowl foi muito mais suave do que o do ano passado: Eles venceram 15 dos 17 jogos da temporada regular antes de conquistar o jogo do campeonato da AFC contra o Buffalo Bills.
O tempo todo, foram municiados pelo lendário quarterback Patrick Mahomes. O três vezes MVP do Super Bowl é “ótimo o tempo todo”, diz Becky, “mas o que é incrível nele é que todas as estatísticas mostram que ele é melhor quando a pressão é maior”.
“Em momentos imperdíveis – terceiras descidas, quartas descidas, cenários de fim de jogo, vitórias no jogo, jogadas de tempo de jogo – é incrivelmente difícil pará-lo… e é isso que eu acho que vai acontecer”, acrescenta ela.
Esse é o quinto Super Bowl do Kansas City Chiefs nos últimos seis anos, e o terceiro consecutivo da equipe.
Quem está jogando: o Eagles
O Philadelphia Eagles venceu o New England Patriots e ganhou seu primeiro – e até agora único – Super Bowl em 2018.
Eles voltaram ao Super Bowl em 2023, mas perderam para o Chiefs depois de terem saído atrás no quarto período e vencido por 38 a 35 com apenas alguns segundos no relógio.
Desta vez, com 14 vitórias na temporada regular – e uma vitória esmagadora no NFC Championship Game – em seu currículo, o Eagles tem outra chance de receber o troféu Vince Lombardi.
“Acho que o Philadelphia, peso por peso, é provavelmente um time mais talentoso que o Chiefs, talvez o melhor elenco geral da NFL”, diz Becky Sullivan.
Isso inclui o astro running back – e recém-coroado Jogador Ofensivo do Ano da NFL – Saquon Barkley, que é novo no Eagles desde sua última ida ao Super Bowl. Ele também está a 30 jardas de quebrar o recorde de corridas da temporada da NFL, mas diz: “A única coisa que o torna especial é ganhar o Super Bowl”.
Quem está se apresentando
Kendrick Lamar – que acaba de ganhar cinco prêmios Grammy – será a atração principal do Apple Music Super Bowl 49 Halftime Show com convidados especiais, incluindo a também ganhadora do Grammy e colaboradora frequente SZA (com quem ele está prestes a fazer uma turnê nacional).
“Esse é um dos shows mais importantes de sua carreira e está acontecendo em um momento em que ele nunca esteve tão quente”, diz Sidney Madden, da NPR Music.
Lamar será o primeiro rapper solo a ser a atração principal do show do intervalo. Esse será o maior público de sua carreira, embora não seja sua primeira vez no palco do intervalo: ele se apresentou no show do intervalo de 2022 ao lado de Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e outros.
Não está claro o que estará em seu setlist, embora haja grandes esperanças de que sua faixa de dissidência “Not Like Us”, a música e o disco recém-coroados do ano.
Quando perguntado sobre o que os fãs podem esperar quando ele subir ao palco, Lamar disse: “Contar histórias”.
“Acho que sempre fui muito aberto em relação a contar histórias em todo o meu catálogo e na minha história”, disse ele em uma prévia nesta semana. “E sempre tive uma paixão por trazer isso para qualquer palco em que eu esteja, essa sensação de fazer as pessoas ouvirem, mas também verem e pensarem um pouco.”
Haverá também várias apresentações antes do jogo, incluindo uma interpretação do Hino Nacional por Jon Batiste e “Lift Every Voice and Sing” – muitas vezes chamado de Hino Nacional Negro – pelo artista de R&B Ledisi.