A cidade de Miami foi escolhida para sediar a primeira edição internacional do Women+ Festival, que tem como compromisso reconhecer, celebrar e impulsionar talentos femininos na economia criativa. O 6th Women+ Festival será de 9 a 24 de maio e terá como foco profissionais brasileiras que vivem e atuam nos Estados Unidos, mas também contará com a presença de cineastas brasileiras residentes no Brasil.
O evento é uma realização do Centro Cultural Brasil-EUA da Flórida (CCBU) e da produtora brasileira e fundação americana Inffinito, conta com o patrocínio do Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, e o apoio do AcheiUSA Media Group, do Consulado do Brasil em Miami e do Emporium B Gallery.
Com curadoria de Viviane Spinelli, o festival apresenta uma seleção diversa e impactante de curtas e longas-metragens, com exibições presenciais e virtuais. A mostra virtual é gratuita e reúne filmes de diferentes gêneros e regiões do Brasil. Já para a presencial, que será nos dias 23 e 24 de maio, no Cinema South Beach (1130 Washington Ave, Miami Beach) haverá venda de ingressos.
O Women+ se propõe a ser uma plataforma de encontro, articulação e debate, com o objetivo de construir uma rede internacional de apoio e fortalecimento entre cineastas brasileiras. Por isso, o festival traz ainda uma programação gratuita de talks e exposição de arte, que acontecerão de 15 a 22 de maio na Emporium B Gallery (101 NE 54th St, Miami), sob a curadoria de Liana Rivas.
No dia 18 de maio, um talk com a Dra.Tanira Ferreira (University of Miami Health System) e Valeria Sorrentino (FIFA) abordará o tema liderança e paridade de gênero. Já no dia 20, haverá um debate com as artistas Ana Biondo, Adriana Carvalho, Bella Cardin, Claudia Vieira, Fernanda Froes, Heloisa Maia e Silvana Soriano, que participam da exposição The Things We Carried – dedicada a refletir e discutir sobre o tema de migração, pertencimento e identidade.