O que era para ser um passeio dos sonhos em uma embarcação turística na costa da Califórnia no feriado de Labor Day acabou em tragédia, com pelo menos 25 pessoas mortas. O barco pegou fogo por volta das 3:30 da manhã. Nove pessoas estão desaparecidas e apenas cinco tripulantes sobreviveram.
O barco Conception era voltado para o mergulho recreativo e partiu do Santa Barbara’s Channel Island Harbor no sábado (31) para uma viagem de três dias para prática de scuba-diving. Na madrugada de domingo para segunda-feira (2), quando os passageiros estavam dormindo, o barco pegou fogo, a cerca de 90 milhas de Los Angeles.
Funcionários da embarcação conseguiram ligar para buscar ajuda. A ajuda da Guarda Costeira e de barcos de apoio só conseguiram chegar ao local exato do acidente por volta das 5 da manhã.
Em entrevista aos canais americanos de televisão, a comandante da Guarda Costeira Monica Rochester informou que os cinco resgatados eram membros da tripulação, que estavam acordados e pularam na água. Os demais, que estão desaparecidos ou tiveram seus corpos encontrados, estavam dormindo no convés.
“Isso aconteceu rápido o suficiente para que muitas pessoas não pudessem sair”, afirmou Matthew Kroll, comandante da Guarda Costeira dos EUA. A causa do incêndio ainda não foi determinada.
As equipes envolvidas no resgate estavam combatendo o incêndio quando o barco afundou cerca de 20 jardas (18 metros) na água. O Conception tinha 75 pés de comprimento e faz esse tipo de passeio desde 1974.