Pela primeira vez em quase oito anos, o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) reajustou os valores de processos imigratórios. O aumento entrou em vigor na segunda-feira, 1 de abril. Segundo a agência imigratória, os valores não eram reajustados desde 2016 e “são necessários para o bom funcionamento da agência, já que o Departamento de Homeland Security não está conseguindo cobrir todos os custos operacionais”.
No caso do visto H-1B, os valores para a aplicação passam de $460 para $780, o visto L-1 passa de $460 para $1.385 e o visto O-1 passa de $460 para $1.055. No caso do preenchimento do formulário I-130 para solicitação de residência por casamento com cidadão americano, o valor passa dos atuais $535 para $625. Para dar entrada na naturalização, o valor passa de $640 para $710.
Os processos premium – quando se paga uma taxa para ter uma resposta mais rápida – passam dos atuais $2.500 para $2.805 já a partir de 26 de fevereiro. O prazo para avaliação desses processos passa de 15 dias corridos para 15 dias úteis.
“O USCIS está atualizando suas tarifas para melhor atender às necessidades da nossa agência, para que possamos proporcionar serviços mais eficientes”, disse a diretora do USCIS Ur M. Jaddou. “Apesar de anos de financiamento inadequado, a força de trabalho de nossas agências imigratórias tem se desdobrado para melhorar o atendimento ao cliente, reduzindo atrasos e implementando novos processos e programas”.
Em janeiro do ano passado, o USCIS publicou uma consulta pública sobre o assunto e recebeu mais de 5.400 respostas sobre a proposta. “Essa decisão final é baseada em todos os comentários e foi decidida com base no que nos disseram. A partir de abril, vamos poder expandir os benefícios para aqueles que não têm condições de pagar essas tarifas imigratórias”.
Um processo na Justiça foi impetrado por organizações pró-imigrantes, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.
Confira os novos valores dos formulários no www.uscis.gov.