Depois do Planeta Brasil, César Augusto e Luciana Demichelli alçam novos vôos profissionais
Durante quatro anos eles reproduziram, no programa de televisão Planeta Brasil, as agruras e alegrias dos brasileiros na América. Agora, longe da telinha, o casal César Augusto e Luciana Demichelli colocou em pauta outros projetos para a vida profissional e pessoal – e o tempo vivido em contato direto com a comunidade será importante não só pelas boas lembranças, mas principalmente como ferramenta de trabalho na nova atividade: os dois estão à frente de uma empresa de assessoria e consultoria para brasileiros no exterior, a B2 Conteúdo.
“Nossa despedida da tevê não tem a palavra adeus e sim até breve, afinal iremos nos encontrar muito daqui para a frente”, disse César, de New Jersey, onde funciona o escritório da B2. Segundo ele, muitos empresários brasileiros que decidem se estabelecer nos Estados Unidos não têm noção do que a comunidade precisa ou como fazer para tornar o seu produto/serviço conhecido. É aí que eles querem fazer a diferença. “Conhecemos bem a comunidade”, atesta.
A trajetória de César e Luciana nos Estados Unidos começou antes mesmo do Planeta Brasil, pois os dois – recém-casados – decidiram se mudar para a Califórnia em 2003, primeiramente para aprender o inglês e viver novas experiências. “Na época escrevia matérias especiais para os jornais brasileiros. O convite para o Planeta Brasil veio num momento especial, pois também tínhamos a idéia de um programa que explorasse a vida do nosso povo na América, com uma linguagem diferente, mais informal e com alma”, lembra o jornalista, que durante anos foi repórter de esportes da TV Globo em São Paulo.
O Planeta Brasil foi o primeiro programa de conteúdo exclusivo produzido para a Globo Internacional aqui nos EUA. De 2003 a 2007, os dois visitaram centenas de cidades, em 23 países, sempre contando histórias sobre brasileiros nestes lugares. “O brasileiro está espalhado por todo o mundo e o curioso foi perceber, nestas viagens, que cada comunidade tem a sua particularidade”, garante César. Ele no entanto, aponta um ponto em comum entre todas elas: “Quem não é determinado não prospera nos Estados Unidos e isso nós vimos em cada pessoa que entrevistamos”.
A decisão pela mudança de vida tem muito a ver com o grande número de viagens. Com o nascimento do filho – Artur, agora com oito meses de vida –, César e Luciana queriam mesmo desacelerar o ritmo. Mas eles certamente vão lembrar sempre, com muito carinho, a experiência do Planeta Brasil. “Um dos fatos mais marcantes foi na Flórida, quando entrevistamos uma brasileira sobre a saudade da família. Choramos junto com ela, pois nós imigrantes compartilhamos das mesmas desventuras”, recorda César. O contato com os dois pode ser feito pelo e-mail cesar@b2conteudo.com e luciana@b2conteudo.com.
A nova cara do programa
Com a saída de César e Luciana, o Planeta Brasil ganhou um novo apresentador: o jornalista Renan Leahy está conduzindo as matérias com a comunidade brasileira e, a julgar pelos programas que já foram ao ar desde o início de fevereiro, a estrutura do programa está mantida.
Paulistano que fez carreira na TV Gazeta, de Alagoas, Renan já passou por várias funções na redação, entre elas a de estagiário, repórter, apresentador, editor e até produtor. “Estou feliz com a oportunidade e já percebi que será um grande desafio substituir Luciana e Cesar, que se tornaram muito queridos pelo bom trabalho que desenvolveram. Estou muito ansioso para conhecer melhor essa vida de imigrante”, afirmou Renan, em entrevista recente. Ele comentou também que, apesar do pouco tempo de Estados Unidos, já percebeu a força da comunidade brasileira na América. Ele também é casado com uma jornalista, Manoela.
O novo contratado da Globo Internacional chega com o aval do todo-poderoso da emissora. Amauri Soares, que coordena o escritório em New York, acredita que o rapaz é cara do Planeta Brasil. Em quatro anos no ar o programa entrevistou mais de três mil pessoas em 23 países como Brasil, México, Alemanha, França, Japão, Inglaterra, Itália, Holanda, Marrocos, Canadá, Argentina, Portugal e outros. Nos Estados Unidos, país que tem o maior número de imigrantes brasileiros, o Planeta Brasil visitou 14 estados e virou referência para a comunidade brasileira. O programa é transmitido nas noites de sábado, com reprises aos domingos pela manhã.
Por Carlos Wesley – AcheiUSA Newspaper