Histórico

Novo projeto de reforma imigratória chega ao Senado

Senadores têm agora três propostas para debater, inclusive uma da Casa Branca que cobraria 10 mil dólares de multa

Da redação
Chegou ontem, no Senado, um terceiro projeto de reforma imigratória. A proposta é do senador Chuck Hagel (republicano de Nebraska), e permitiria que todos que estão no país desde janeiro de 2004 solicitem sua legalização.
Mas para tal o imigrante teria que alcançar uma média de 65 pontos, medidos a partir da conduta moral e cívica do imigrante no país – se mateve bom comportamento, pagou impostos, se fala inglês e conhece a história dos EUA. Não se qualificariam os imigrantes com antecedentes criminais.
O projeto prevê ainda a possibilidade de solicitar cidadania após 13 anos de residência legal no país.
A multa estabelcida por Hagel seria de 2,000 dólares.

Outros dois projetos
O projeto se une a outros dois que já estão no Senado. Um deles é de autoria da Casa Branca, leia-se George W. Bush, e pode não ser a melhor opção para os indocumentados. O plano do presidente chegou ao Senado no início do mês e estabele em dez mil doláres a multa para solicitação da residência. Para aplicar para um visto temporário, a multa seria de 3,500 dólares, fora os custos do processo.
Esse projeto estabelece dois tipos de vistos: Y (trabalhadores temporários) e Z (indocumentados). Os trabalhadores temporários poderiam ser contratados por dois anos e os indocumentados teriam direito a três anos de visto. Após esses primeiros anos podem pedir residência permanente. Os indocumentados teriam que ir para o seu país de origem e solicitarem a residência lá. Também estabelece duas condições – falar inglês e conhecer a história dos EUA. O projeto de Bush também limita o número e vistos concedidos a familiares de cidadãos.

O terceiro projeto foi apresentado em março pela dupla Luis Gutiérrez (D-Illinois) e Jeff Flake (R- Arizona). Acomodaria imigrantes que estão no país desde julho de 2006 e estabelece multa de dois mil dólares para legalização, mais mil dólares ao solicitar a residência permanente. Mas de acordo com o projeto os imigrantes também teriam que sair em um posto fronteiriço para se legalizar.
Também requer conhecimento da história nacional e da língua inglesa como requesitos para legalização.
Depois de cinco a seis anos como residente temporário poderia pedir a residência permanente.

Os três projetos também prevêem multas severas para quem contratar ilegais e deportação imediata para os imigrantes que continuarem irregulares no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo