Local

Nova área de instabilidade surge no Atlântico

Temporada de furacões vai de 1º de junho a 30 de novembro, mas é mais ativa de agosto a outubro

Flórida pode estar na rota de outro furacão até o final desta semana (Foto: NOAA)
Flórida pode estar na rota de outro furacão até o final desta semana (Foto: NOAA)

Menos de uma semana após a passagem do furacão Milton pela Flórida, outra depressão tropical pode se formar no Oceano Atlântico até o final da semana, segundo o National Hurricane Center (NHC). Em Miami, o NHC está monitorando uma “área de clima ativo” a oeste das Ilhas de Cabo Verde, no Atlântico, com 60% de chance de se formar na próxima semana.

À medida que a tempestade se move para o oeste, águas mais quentes e condições ambientais podem tornar mais favorável a formação de uma depressão tropical na área. A área de baixa pressão chamada AL94 tem 10% de chance de se formar nas próximas 48 horas e 60% de chance de se formar nos próximos 7 dias, de acordo com o NHC.

Para onde o AL94 está indo?

A previsão é de que o AL94 se desloque para oeste ou oeste-sudoeste nos próximos dias, de acordo com o NHC. O ambiente pode se tornar mais favorável no meio ou no final da semana para um desenvolvimento gradual.

Uma depressão tropical pode se formar à medida que o AL94 se move para oeste-noroeste e se aproxima das Ilhas Leeward, cerca de 350 milhas a sudeste de Porto Rico, no final da semana.

Meteorologistas também estão de olho no sistema do Caribe

Os meteorologistas também estavam observando outra área com potencial de desenvolvimento tropical: Os meteorologistas do AccuWeather acreditam que há um risco médio de desenvolvimento tropical no oeste do Caribe, de 17 a 19 de outubro.

A área apareceu no mapa de previsão do centro de furacões na tarde de segunda-feira: “É provável que uma ampla área de baixa pressão se forme sobre o sudoeste do Mar do Caribe entre o meio e o final desta semana”, disse o centro de furacões, dando 20% de chance de desenvolvimento nos próximos sete dias.

Quanto ao destino da possível tempestade caribenha, “uma possibilidade levaria o sistema para o oeste da América Central e sul do México, e a outra, infelizmente, é em direção à Flórida”, disse o especialista em furacões da AccuWeather, Alex DaSilva.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo