Um ícone da comunidade brasileira em Miami, Ivonete Leite faleceu no sábado, 07, aos 82 anos, depois de lutar bravamente contra o câncer. Admirada e querida por amigos, familiares e membros da comunidade brasileira, deixa um legado de alegria, vontade de viver, coragem e luta.
Natural de Juiz de Fora (MG), Ivonete cresceu no Rio de Janeiro onde se formou em Direito e se tornou uma personalidade respeitada no cenário financeiro global. Sua garra, profissionalismo, determinação e vanguarda fizeram com que ela se tornasse a primeira mulher a ocupar a posição de VP do Citibank, abrindo caminho para que outras profissionais pudessem seguir carreira no mercado financeiro.
Ivonete viajava constantemente a trabalho e essa rotina a despertou para uma outra paixão: a fotografia. Quando se aposentou passou a se dedicar à fotografia com o mesmo brilhantismo do mercado financeiro. Constantemente estudando e se aprimorando, realizou exposições nos Estados Unidos, Tóquio, Londres e Brasil. Personalidade conhecida nas artes visuais e plásticas, era associada e apoiadora do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, e frequentadora assídua dos concertos promovidos em Miami.
No ano passado lançou seu primeiro livro de fotos, o Kiriri, resultado de viagens e de seu olhar apurado e sensível sobre o Cariri, região sul do estado do Ceará. O nome do livro é uma referência aos povos indígenas do sertão do nordeste brasileiro e significa em tupi “povo calado” ou “povo observador”.