De acordo com um levantamento feito no ano passado, há cerca de 2,810 pessoas sem teto no condado de Broward, a maioria delas vivendo em Fort Lauderdale.
Agora Abott vê-se na obrigação de defender sua caridade. Numa entrevista ao canal de TV Local 10, ele contou a experiência. “Um dos policiais disse, ‘Largue esse prato agora mesmo’, como se eu estivesse carregando uma arma, “ disse o ancião.
O canal de TV entrevistou também o prefeito Jack Seiler, que justificou a ação. “Aqui em Fort Lauderdale fazemos cumprir a lei.”
De fato, a lei tem sido cumprida em Ft Lauderdale no sentido de criminalizar os sem teto. Em abril, a cidade aprovou uma medida que torna ilegal a possessão de objetos em público, permitindo à policia confiscar qualquer pertences pessoais em até 24 horas. Não satisfeita, a cidade ampliou as restrições em setembro, quando proibiu que se durma em público.
De sua parte, Abott vai lutar contra as acusações e espera reverter a medida anti-caridade. “Acredito piamente que sou responsável pelos meus irmãos,” declarou à reportagem do Local 10. “Esses são os mais pobres dos pobres, que não têm um telhado sobre a cabeça. Como deixá-los de lado?”