Prefeito Ras Baraka assina lei que autoriza emissão de nova carteira de identidade para todos os residentes da cidade, independente do staus imigratório
DA REDAÇÃO (com Agências) – A cidade de Newark, em New Jersey, deu um passo por conta própria no sentido de facilitar a vida dos milhares de imigrantes indocumentados que vivem por lá. Na semana passada, o prefeito da cidade, Ras Baraka, assinou uma lei aprovada pela Câmara Municipal que garante a carteira de identidade para todos os residentes, independente de seu status imigratório.
Newark tem mais de 300 mil habitantes e possui uma das três maiores concentrações de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, junto com Miami e Boston. A cidade segue os passos da vizinha e muito maior New York, que lançou um programa semelhante em janeiro.
Os programas voltados para transformar indocumentados em documentados é um esforço de líderes Democratas por todo país. O objetivo é encorajar as comunidades a mostrarem a cara e interagirem com as agências municipais. Os programas também demonstram apoio às ordens executivas do presidente Obama, bloqueadas por uma coalizão de 26 estados Republicanos.
![Prefeito Ras Baraka assina lei que autoriza emissão de nova carteira de identidade](http://www2.acheiusa.com/acheiusa/arquivo/0560/images/ras.jpg)
Prefeito de Newark Ras Baraka
As carteiras de identidade de Newark servem como prova de residência e permitem o acesso às agências municipais, escolas e centros culturais, disse o governo do município. Elas estarão disponíveis para todos os moradores maiores de 14 anos.
Os residentes que não possuem outra forma de identificação poderão usar a nova carteira para interagir com a polícia e abrir contas em bancos. No dia 1º será lançada uma versão piloto para o programa, voltada para funcionários municipais, e no mês seguinte a prefeitura espera que o programa já esteja ampliado para todos os residentes.
A carteira vai custar $15 para adultos e $7 para crianças, idosos e veteranos de guerra, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura. As carteiras poderão ser concedidas grautitamente para os sem-teto com problemas financeiros.
A inciativa da prefeitura de Newark segue as de outras várias cidades americanas, como New York, San Francisco, Los Angeles, Washington e New Haven. Na Califórnia, um dos estados com maior número de indocumentados no país a emissão de carteiras de motorista para esse grupo de imigrantes começou em fevereiro. Outros estados, como Colorado, Illinois, Maryland e Utah, também emitem habilitações para imigrantes indocumentados.