O prefeito de New York, Eric Adams, anunciou esta semana que a cidade de Nova York vai disponibilizar pelo menos mil quartos para imigrantes que estão em busca de asilo. “Nova York já acolheu mais de 65 mil solicitantes de asilo, com a abertura de mais de 140 abrigos de emergência e oito centros humanitários para ajudar a minimizar essa crise nacional”, disse Adams.
O histórico hotel Roosevelt em Manhattan, que está fechado há três anos, vai disponibilizar pelo menos mil quartos para imigrantes que chegarem nas próximas semanas à cidade. À princípio, o hotel vai disponibilizar 150 quartos para famílias com crianças e, em algumas semanas, os outros 850 para os demais.
Segundo informações da AP, o hotel Holiday Inn, também em Manhattan, foi fechado para hóspedes para ser alugado para a prefeitura. São 50 andares e 500 quartos. Outro hotel que está sendo usado é o Watson Hotel, perto do Central Park.
“É nossa obrigação moral e legal oferecer abrigo para quem precisa. Nós já utilizamos e vamos continuar a usar todas as ferramentas necessárias para atender às necessidades de todas as famílias e indivíduos que precisam de abrigo”.
A medida está sendo alvo de críticas. “Hotéis não são a solução a longo prazo para essa situação”, disse Vijay Dandapani, CEO da Associação de Hotéis de NYC. “Quem paga impostos não quer ver imigrantes morando em hotéis com dinheiro público”, criticou.