Uma missão da NASA para explorar uma lua de Júpiter que se acredita ser um dos locais mais promissores da nossa galáxia para procurar condições de suporte à vida está finalmente em andamento.
A Europa Clipper foi lançada na tarde de segunda-feira (14) a bordo de um foguete SpaceX Falcon Heavy, projetado para ajudar a impulsionar a espaçonave em uma jornada de seis anos para chegar à lua homônima, um mundo oceânico gelado.
O lançamento estava programado para quinta-feira (10), até que a chegada do furacão Milton na Flórida forçou a NASA e a SpaceX a adiar a decolagem e abrigar a grande nave espacial em um hangar no Centro Espacial Kennedy. Depois que o Milton saiu do estado, as equipes da NASA e da SpaceX voltaram para inspecionar o local de lançamento em Cabo Canaveral, antes de dar luz verde para que a nave voltasse à plataforma antes do lançamento de segunda-feira.
As condições meteorológicas estavam muito mais favoráveis na segunda-feira, quando as equipes concluíram os preparativos finais antes do início da Clipper na missão emblemática da NASA, no valor de $5 bilhões, que a agência espacial dos EUA vem planejando há anos.
“Hoje, embarcamos em uma nova jornada pelo sistema solar em busca dos ingredientes para a vida na lua gelada de Júpiter”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, na plataforma de mídia social X, antigo Twitter. “Nosso próximo capítulo na exploração espacial começou.”
A Europa Clipper foi lançada às 12:06 ET em um foguete SpaceX Falcon Heavy do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy.