Da Redação com Sunsentinel – Uma mulher infectada pelo zika vírus deu à luz um bebê com microcefalia – condição em que o cérebro nasce bem menor que o tamanho normal – na Flórida. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Rick Scott, nesta terça-feira (28). Esse é o primeiro bebê a nascer com o problema na Flórida.
Em coletiva realizada em West Palm Beach, Rick Scott fez um apelo para que o Centers for Disease Control (CDC) ajude a conter o vírus na região. “É com muita tristeza que anunciamos que um bebê nasceu com microcefalia no nosso estado e toda a minha solidariedade e orações vão para a mãe e para o bebê. Já solicitei ao CDC que chame todos os profissionais da área de saúde da Flórida para discutir o impacto neurológico da doença e como o vírus atinge as mulheres grávidas”, disse Scott.
A mãe do bebê contraiu o vírus – que causa febre, manchas pelo corpo e dor nas juntas por 10 dias – numa viagem que fez para o Haiti. O zika também pode ser transmitido via relação sexual. O local do nascimento do bebê e o nome da mãe não foi divulgado.
O governador afirmou que está pressionando o governo federal para liberar mais recursos para combater o vírus na Flórida. Ele assinou uma ordem executiva para investimentos da ordem de $26,2 milhões em pesquisas, treinamento de profissionais e combate ao mosquido aedes aegypt que transmite a doença.
Números
A Flórida tem mais de 200 casos de zika vírus confirmados desde o começo do ano – número maior que em qualquer outro estado – e outros 16 casos ainda estão sob análise. O motivo seria que o Sunshine State é o destino preferido de turistas e imigrantes de áreas afetadas pelo mosquito, como Brasil, onde os primeiros casos foram notificados, e Porto Rico onde tem um alto índice de infecção.