DA REDAÇÃO (com BBC) – O Halloween (Dia das Bruxas), data bastante popular na cultura americana, está chegando. E com ele se aproxima também o momento da visita da “Grande Abóbora” (“The Great Pumpkin”). Não se trata de mais um personagem dessa festa de origem celta, e sim de um asteroide gigantesco que, segundo a agência espacial americana), a Nasa, passará relativamente perto da Terra às 5:05 p.m. (Eastern Time) de 31 de outubro.
Conhecido tecnicamente como TB145, esse objeto tem uma largura aproximada de 400 metros. Isso faz com que ele seja 20 vezes maior que o meteorito que explodiu sobre o céu de Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, destruindo centenas de janelas e deixando mais de mil feridos por causa de seus detritos.
Sua velocidade também é maior: enquanto o meteorito entrou na atmosfera a uma velocidade de 19 km por segundo, a “Grande Abóbora” se movimenta a 35 km/s.
Quando estiver mais perto, o TB145 estará a 480 mil quilômetros da Terra. Isso representa 1,3 vez a distância entre a Lua e a Terra.
Perto, em termos espaciais
A distância, frisam astrônomos, é relativamente pequena em termos espaciais, mas ainda assim é considerada segura para o nosso planeta.
O asteroide não será visto facilmente. “Será preciso ao menos um pequeno telescópio para vê-lo”, afirmou Paul Chodas, diretor do Centro para Estudo dos Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Para a agência espacial americana, essa será uma excelente oportunidade para estudar o asteroide.
A próxima vez em que um objeto tão grande passará tão perto do nosso planeta deve ser apenas em agosto de 2027.