Histórico

Na Inglaterra, governo promete rigor contra indocumentados

A proximidade das eleições mudou o tom do primeiro-ministro, Gordon Brown, em relação aos imigrantes. Como forma de atrair o voto dos mais conservadores, o governo já deixou claro que não vai tolerar a imigração ilegal. “Os indocumentados não são bem-vindos no país”, disse o premier.

O governo, amparado pelo Partido Trabalhista, deve ter como maior adversário o Partido Nacional Britânico, de extrema-direita e que já colocou como base de sua plataforma o combate à imigração e o discurso de que os indocumentados tiram empregos dos cidadãos locais. Para enfrentar o discurso, Brown decidiu jogar pesado contra os imigrantes. As eleições vão acontecer no dia 6 de maio.

O primeiro-ministro foi acusado pela oposição de complacente com relação ao combate à imigração irregular. “Fico feliz de vê-lo empenhado no controle da imigração, mas as pessoas vão se perguntar o que ele andou fazendo nos últimos meses”, alfinetou David Cameron, líder do principal partido de oposição e que já anunciou que pretende determinar um limite máximo no número de vistos de trabalho emitidos a cada ano.

Apesar de endurecer o discurso, Brown faz questão de enaltecer a contribuição dos estrangeiros, segundo ele “uma força positiva na sociedade britânica”. Para ele, o crescimento econômico só será possível com a participação de todos, inclusive das pessoas de fora do bloco da comunidade europeia, mas alerta que os imigrantes deverão “dar sua contribuição e respeitar o estilo de vida e os valores que fizeram da Grã-Bretanha o que ela é”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo