Um mural em homenagem a George Floyd na cidade de Toledo, em Ohio, foi reduzido a um monte de entulhos na tarde de terça-feira (13). Segundo testemunhas, um raio teria sido o responsável pelo desabamento do muro, mas a causa ainda está sendo investigada.
O inspetor de construção da cidade, Hugh Koogan, disse ao jornal The Toledo Blade que a parede já estava deteriorando naturalmente. “Acontece com edifícios antigos”, disse Koogan.
Já o artista que pintou o mural intitulado “Take a Breath” logo após a morte de Floyd, questionou se poderia ter sido vandalismo.
“Quando fiz o mural, havia coisas na parede que não consegui remover e isso deixou claro para mim o quão forte era aquela estrutura”, disse David Ross ao Blade. “A coisa do relâmpago, isso é possível, mas eu não acredito”, acrescentou.
Ross falou que planeja reconstruir o mural em um novo local e já está articulando parceria com donos de prédios públicos.
Floyd foi morto em 25 de maio de 2020 depois que o ex-policial de Minneapolis ,Derek Chauvin, ajoelhou sobre seu pescoço por mais de nove minutos. O terrível incidente foi gravado em vídeo e gerou protestos generalizados contra a desigualdade racial e a brutalidade policial em todos os EUA e no mundo.
Chauvin foi condenado a mais de 22 anos de prisão em junho passado.