DA REDAÇÃO, COM MIAMI HERALD – A colombiana Maria Valdez Moreno é conhecida nas imediações da turística Ocean Drive em Miami Beach por se apresentar com a cobra Penélope para os turistas da região. Ela cobrava $10 para posar para fotos com o animal.
Maria foi alvo de oficiais do Florida Fish and Wildlife Conservation (FWC), que estão investigando esse tipo de apresentação com animais exóticos sem licença na cidade. Eles questionaram a licença para Maria portar o animal, descobriram que ela não tinha documentos para estar legalmente no País e chamaram a Border Patrol.
A colombiana foi presa e a cobra foi apreendida pelos agentes. Ela ainda teve que pagar uma multa de $250, além de enfrentar um processo de deportação. Ela disse ao jornal Miami Herald que está muito triste por ter perdido o animal. “Para eles, é apenas uma cobra, para mim é meu animal de estimação. Tenho certeza que ninguém vai cuidar dela tão bem quanto eu”, disse Maria depois de passar 20 dias detida.
O porta-voz do FWC, Robert Kleppler disse que os agentes não são orientados a chamar a Imigração para indocumentados, mas pode acontecer. “Contatar a Imigração não é função primária dos fiscais do FWC, mas eles podem ser acionados para mais informações e orientações”, disse Kleppler.
A colombiana foi interceptada por agentes à paisana, quando ela ofereceu fotos com a cobra por $10.