NSU Art Museum tem exposição com 72 ítens do prolífico artista, que assinou mais de 50 mil obras durante sua vida
DA REDAÇÃO – Fãs de arte que vivem no sul da Flórida ou estão de passagem pela região têm a oportunidade única de apreciar trabalhos de um dos maiores artistas de nossa história. Desde a última quinta-feira (12), o NSU Art Museum de Fort Lauderdale expõe trabalhos em cerâmica e desenhos feitos pelo mestre da pintura Pablo Picasso, espanhol conhecido como pai do movimento cubista nas artes plásticas.
Extremamente prolífico, Picasso, morto em 1973, na França, assinou ao longo de sua carreira mais de 50 mil obras, feitas nos mais variados suportes, indo da pintura à gravura, da tapeçaria à escultura. A mostra aberta pelo museu, e que fica em cartaz até o dia 1º de novembro, é um compilado de obras de propriedade da própria instituição, que vem colecionando ao longo de sua existência peças assinadas por Picasso.
Intitulada Pablo Picasso: Painted Ceramics and Works on Paper 1931-71, a exibição reúne 72 objetos. Desses, 14 são desenhos integrantes da chamada Suíte VOllard, série de 100 desenhos feitos pelo artista sob encomenda de um marchand. na década de 1930. À época, Picasso recebeu como pagamemnto pela elaboração das obras quadros dos pintores Paul Cézanne e Pierre-August Renoir. Retratada nos desenhos que o NSU Art Museum exibe está Marie-Thérèse Walter, uma das mulheres que foram musas de Picasso durante sua vida.
Outros destaques da mostra estão entre as cerâmicas exibidas. São tigelas, jarros e pratos pintados por Picasso durante o período em que viveu no idílico sul da França. Esses objetos datam de um período mais abrangente: foram assinados pelo mestre entre os anos de 1947 e 1971, retratando motivos como o circo, os bacanais, as touradas e figuras mitológicas. como o fauno, e animais, como a coruja (o pintor teve uma dessas aves como animal de estimação).
Segundo o museu, as cerca de 50 cerâmicas de Picasso que constam de seu acervo foram doadas à instituição em 1991 pelo empresário hoteleiro Bernie Bercuson, que fez fortuna construindo hotéis na orla de Miami Beach e em suas cidades vizinhas.