Um idoso de cerca de 80 anos que morava no condado de Lake, no Illinois, morreu na segunda-feira (26), após ser mordido no pescoço por um morcego infectado com o vírus da raiva.
O incidente aconteceu há cerca de um mês quando o homem, que não teve a identidade revelada, informou às autoridades que acordou com o animal sobre ele.
Especialistas do U.S. Wildlife Service foram até a casa da vítima e encontraram uma colônia destes mamíferos. Por meio de testes, eles confirmaram que vários carregavam o vírus; mas o homem recusou-se a iniciar imediatamente o tratamento pós-exposição.
Cerca de 1 mês depois, ele começou a sofrer com dores na nuca, dor de cabeça, dormência nos dedos das mãos, dificuldade de controlar seus braços e problemas para falar.
Segundo o Lake County Health Department Executive Director, Mark Pfister, morcegos são os animais mais comuns com raiva no estado e este foi o primeiro caso de óbito pela doença desde 1954.
“As infecções por raiva em humanos são raras nos EUA; no entanto, uma vez que os sintomas começam, é quase sempre fatal, tornando vital que uma pessoa exposta receba tratamento apropriado o mais rápido possível”, disse Pfister.