O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, determinou no último sábado, 11, que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresente à Corte o convite formal para participar da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A decisão é uma resposta à solicitação de devolução do passaporte, bem como da autorização judicial para que Bolsonaro possa deixar o país.
Moraes esclareceu que o convite apresentado pela defesa do ex-presidente não pode ser considerado oficial, uma vez que se trata de uma mensagem digital encaminhada ao deputado federal Eduardo Bolsonaro por um remetente desconhecido, sem data, horário ou detalhes da programação do evento.
Após a complementação das informações, o pedido de Bolsonaro será encaminhado à Procuradoria-Geral da República, para que o órgão se manifeste sobre a autorização.
Bolsonaro está proibido de deixar o Brasil sem autorização judicial, pois teve seu passaporte apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024. A medida foi tomada após a investigação apontar indícios do seu envolvimento na tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder, envolvendo uma minuta golpista.