Brasil

Ministério da Educação anuncia corte de 30% em repasses para universidades federais

Justificativa do governo é que serão feitos ajustes financeiros e que cortes podem ser revistos

A Universidade de Brasília (UnB) foi palco de manifestações públicas contra a medida (Foto: Mariana Costa/Flickr)
A Universidade de Brasília (UnB) foi palco de manifestações públicas contra a medida (Foto: Mariana Costa/Flickr)

DA REDAÇÃO – O Ministério da Educação afirmou, na noite de terça-feira (30), que o bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais vai valer para todas as universidades e todos os institutos. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Segundo Arnaldo Barbosa de Lima Junior, secretário de Educação Superior do MEC, trata-se de um “bloqueio” que foi feito “de forma preventiva” e “só sobre o segundo semestre”.

Apesar de ter dito que o bloqueio foi feito “de forma isonômica” para todas as universidades e institutos, Lima afirmou que está “estudando alguns parâmetros” para definir quais delas seriam “premiadas” com uma “redução menor do que as outras” ao longo do ano, “mas com ênfase no segundo semestre”.

Segundo ele, o primeiro parâmetro é o “desempenho acadêmico e seu impacto no mercado de trabalho”, seguido da governança das universidades. “A gente quer que elas tenham sustentabilidade financeira”, explicou o secretário. O terceiro parâmetro é a inovação gerada para a economia.

A rede federal inclui mais de 60 universidades e quase 40 institutos em todos os estados do Brasil. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo