Diogo de Sales Gomes, 34, foi preso no último dia 3 de fevereiro pelos agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), em Somerville, Massachusetts. Ele é natural de Caratinga, cidade do leste de Minas Gerais, e estava sendo procurado pela justiça mineira por tráfico de drogas. Diogo havia sido preso em dezembro de 2021 pelo ICE tentando entrar nos Estados Unidos pela fronteira do Arizona. De acordo com o órgão, ele passou alguns dias detido e foi liberado após receber um Notice to Appear, documento que marca uma audiência de comparecimento diante de juiz de imigração. Entretanto, o acusado sumiu e não compareceu ao tribunal na data agendada.
“Os oficiais iniciaram uma investigação depois que as autoridades de MG informaram sobre a presença de Sales Gomes na área de Boston”, informou o ICE. Ele agora aguarda deportação. O diretor do Enforcement and Removal Operations (ERO), Todd Lyons, disse que a retirada de circulação do brasileiro aconteceu “antes que ele pudesse infligir danos aos nossos residentes”.“O tráfico de substâncias ilícitas é uma epidemia que afetou muitas de nossas comunidades em Massachusetts”, destacou Lyons.
No ano fiscal de 2022, o ERO-ICE prendeu 46.396 imigrantes com antecedentes criminais. Deste total, 21.531 respondiam por crimes de agressão; 8.164 abuso sexuais; 5.554 porte ilegal de armas; 1.501 homicídios; e 1.114 sequestro.